Telefone: (37) 9.9198-5871

AES-NI Ransomware

Entenda como o vírus AES-NI Ransomware age no seu servidor.

Existem inúmeras  maneiras de ser infectado por um vírus, o mais comum entre todos é o download de aplicativos de fontes não confiáveis. Após a execução do arquivo infectado, o vírus é instalado no sistema operacional de forma silenciosa, e fica aguardando os comandos do hacker/cracker criador do malware. 

 

Uma vez que o hacker envia o comando, o vírus trabalha de forma extremamente rápida, criptografando todos os arquivos armazenados no disco com uma chave AES-256 bit. A chave é criptografada com RSA de 2048 bit. Tornando o arquivo completamente inutilizável e praticamente impossível de reverter a situação.

 

O hacker deixa também uma mensagem no servidor, com um e-mail para a vítima entrar em contato caso queira a ferramenta para descriptografar os arquivos junto com a chave de acesso. Cobrando um valor que pode chegar até 5 BTC (bitcoins) – cerca de R$21.545,00(vinte e um mil quinhentos e quarenta e cinco reais)  no dia da postagem – 19/04/2017.

 

Na cidade de Pratânia – SP, a prefeitura foi vítima do vírus em 2015 (30/08/2015). O setor de TI do órgão público entrou em contato com o hacker e foi cobrado o valor de 3 mil Dólares pelo código. (entenda o caso no portal G1: Clique Aqui).

 

O resumo da situação é muito simples, não há muito o que fazer. Apesar de existirem inúmeros softwares e tutoriais na internet explicando como remover a criptografia, nenhuma das instruções demonstraram eficácia, não passaram de perda de tempo para as milhares de pessoas infectadas no mundo que tentaram as possíveis soluções. Os poucos que recuperaram seus arquivos, conseguiram a solução através de um backup feito anteriormente ao ataque.

 

Saiba o que fazer após sofrer este ataque.

Você provavelmente perderá todos os seus arquivos, a menos que tenha um backup seguro, armazenado fora do servidor infectado. Verifique com a empresa responsável pelo seu sistema por um backup, esta é a melhor solução até o momento.
Caso você seja cliente Verteron e possua o plano de Auditoria. Não se preocupe, basta entrar em contato no nosso canal de atendimento que resolveremos o seu problema rapidamente, os seus dados estão 100% seguros conosco, a nossa estrutura conta com discos individuais de backup, com cópias seguras e isoladas que são atualizadas diariamente.

Compartilhe esta página

1 Comment

Give a Reply